domingo, 20 de abril de 2014

Poderia ter sido você...


Contar a história de vida de alguém é uma grande aventura pra dentro da gente mesmo. Me deparo o todo tempo nos meus dias de trabalho, na produção da biografia da minha cliente amada, com cenas minhas, com frases minhas e com muitos sentimentos meus. Aí fico pensando que é porque no fim das contas nós todos, de um jeito ou de outro, somos iguais. Iguais nos medos, nas dúvidas, nas “cagadas” que fazemos pela vida afora, no amor que não deu certo e naquela maldita chance que a gente não deu para alguma pessoa ou situação que poderia ter mudado completamente, de um jeito bom e surpreendente, o rumo de toda a nossa história.

Ela tem me falado muito sobre perceber tardiamente a importância dos outros, em insights “retardados” que só chegam muitos anos depois, quando não existe mais o menor vestígio do leite derramado. Ela fala com grande sabedoria e aceitação sobre isso e me faz entender que tudo é nosso, sabe? Temos que aceitar a gente sempre com amor, mesmo reconhecendo que boicotamos a nós mesmos. Mas no fundo eu percebo uma pontinha de tristeza no olhar, às vezes perdido, vislumbrando, quem sabe, uma vida diferente do que foi.

Nunca vamos saber como teria sido. O que poderia ter sido. E isso não é mesmo um sentimento dos melhores. Hoje escutando sobre uma história de amor que nunca foi história e que nem mesmo foi amor, me vejo em cada palavra, em cada olhar, em cada silêncio dela. Quando eu olho pra trás vejo que poderia ter sido você o amor que eu nunca tive, você que eu não percebi, você que não me percebeu. Você que foi embora antes da hora. Você que ficou sem que eu quisesse. Você que não apareceu naquele dia que eu esperei. Eu que desisti antes do fim. Você que não me viu como eu gostaria que tivesse visto. Eu que nunca nem notei o seu amor por mim.

Isso é vida. Isso é a história de cada um.


E hoje, aqui um pouco dolorida, carrego em mim o desejo de que, quando eu estiver no lugar da minha cliente, quem sabe contando a minha própria história, que eu dê um sorriso bem gostoso, um suspiro só meu, uma despreguiçada daquelas de quando a gente está bem feliz (sabe?), com o coração bem aconchegado e finalize o livro, escrevendo DE-LI-CI-O-SA-MEN-TE: que bom que foi você! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário