sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Desapegos


Em dezembro do ano passado fiz uma faxina gigantesca na minha casa, daquelas com total desapego e que nos deixam leves por dentro, sabe? Mexi em tanta coisa, guarda-roupa, armários de cozinha,  aquelas caixas com bilhetinhos e milhões de cartas da adolescência e armários do escritório, que ainda guardavam (pasmem!) provas da faculdade de jornalismo. Detalhe: esse ano faço 20 anos de formada!!! Apesar de tudo ter algum significado não tinham mais utilidade e ocupavam um espaço reservado para o novo que haveria de chegar. O que ainda tinha serventia e não desejo foi direcionado para outras missões, longe de mim, o restante foi quase tudo para o lixo. Uns 10 sacos de 100 litros. Mega desapego. 

Hoje lembrei dessa faxina e me assustei um pouco. Nossa, parece que foi ontem, e já faz um ano! E com isso comecei a lembrar de todos os desejos de bem para 2018, sinto ainda o frescor da esperança de que tudo entrasse nos eixos e desse certo no novo ano. Foi ontem! E quase nada do que esperei ou desejei aconteceu. 2018 foi muito ruim e ficou marcado pra mim como um ano de perdas significativas e muito dolorosas. Perdi um grande amor e com ele boa parte da auto estima, perdi duas casas e com elas os desejos e planejamentos que ficaram para trás, o aconchego preparado e perdido, o cantinho de paz feito com tanto carinho, desfeito. Mudanças. Sonhos interrompidos. Quantos recomeços! 

Nesse dezembro não pretendo faxinar. Não posso abrir mão de mais nada, já estou vazia o bastante. Será que eu acionei sem querer, no desapego do ano passado, o botão "delete all"? Acontece. A vida às vezes prefere desmoronar a casa inteira e começar tudo da base do que perder tempo com reformas. Eu sei que a gente precisa ter sonhos, metas, ter para onde ir,  saber onde se quer chegar, mas quando perdemos muitos sonhos parece que falta coragem para se arriscar de novo no mundo da imaginação. 

Essa não era pra ser uma postagem negativa e pensando bem, não é. É uma postagem da vida real. Um ano a gente ganha, ganha bastante, no outro a gente perde ou perde muito e a vida é assim, nunca previsível, mas sempre bonita do jeito que tem que ser. Perdas são dolorosas mas tem a missão de nos reconstruir. Não tenho a menor ideia do que virá, não pretendo planejar por enquanto, pretendo confiar que, embora dolorido, o desapego é muito necessário na vida pois em lugares muito cheios a boa sorte costuma não entrar. Então está tudo certo, a porta está aberta e o espaço bem vazio. 

Seja o que Deus quiser. 
Sempre é.

4 comentários:

  1. Minha linda amiga talentosa ...como eu te amo

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana , que lindo texto !!! Me emocionei até , sou sentimental mesmo.A vida é assim mesmo , cheia de surpresas, e a gente nunca está preparada. Não pense nas perdas , pense nos ganhos também, sempre tem alguma coisa boa . Torço muito por você, e tenho certeza que tudo vai melhorar , porque nessa vida tudo passa .Tenho uma grande admiração por você e quero sua amizade para sempre
    Conte comigo . Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Querida, temos histórias bonitas pra contar. Quando resolvemos fazer uma faxina ou desapego, colocamos a casa pra fora com tudo que tem dentro e movimentamos. Adoro ler seus textos, sempre escreve o que sempre desejamos expressar..beijo no coração!!!!Te amo!!

    ResponderExcluir
  4. O melhor está por vir! Vc é merecedora do melhor. Amo e torço por você, querida e especial amiga.
    Deus é maior e Ele conhece o seu coração 😍

    ResponderExcluir