segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

O ponto final

 Usualmente, na linguagem escrita, utilizamos o ponto final para encerrar frases. E encerramos mesmo, está vendo? De forma figurativa, às vezes, usamos o ponto final para encerrar situações conflituosas, relacionamentos, discussões... e utilizamos a pontuação da organização de um texto para colocar fim a algo que nos incomoda. E o coitado do ponto final, que era apenas uma simples pontuação, se torna vilão de uma história, "oooooou", quem sabe, salvador da pátria. 

Será que é correto utilizar ponto final para terminar uma relação, quando ainda existe amor? Não poderia ser reticências? Ou ainda, uma interrogação carregada de esperanças? Ponto final é muito cruel, pois de nada sabemos sobre o futuro... quem dera tivéssemos a tão desejada bola de cristal do mundo místico, pra saber o que os dias que virão nos reservam, não é? Devia ser proibido utilizar ponto final de forma figurativa, quando não temos certeza. 

Sabe porquê? Porque o ponto final nos arrasa por dentro. O ponto final mais dolorido, no fim de uma relação, é quando alguém nos abandona no momento em que mais precisamos de apoio, colo, compreensão, atenção... ajuda. 

O ponto final destrói sonhos, perspectivas.

Ponto final afasta pessoas, finaliza algo que poderia ser tão bonito, se houvesse um pouco mais de tolerância, esperança, esforço, vontade... ou mesmo, só esperar que a vida decida por si.

Algumas pessoas tem tanta pressa em finalizar coisas vivas, já perceberam? Por medo, por covardia, por boicote, até mesmo por não acreditarem em destino, em encontros agendados antes mesmo de nascermos... como é triste um ponto final, quando o amor está vivo, pulsante, querendo taaaaanto ser vivido.

Posso dar um conselho, a quem possa servir? Preste atenção quando quiser utilizar, de forma figurativa, o ponto final, caso não tenha certeza ABSOLUTA do que vai no seu coração. Do contrário você pode estar perdendo pessoas importantes e tantas oportunidades de viver aquilo que sempre quis... só porque pontuou errado.

Eu sou amiga das reticências... sei que a vida pode nos surpreender (e surpreeende!) a qualquer momento... e aguardo sempre por dias felizes, onde ponto final nenhum terá o poder de matar meus sonhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário