quarta-feira, 1 de março de 2023

A construção do ser


 “As pessoas mais bonitas que conhecemos são aquelas que conheceram o sofrimento, conheceram a derrota, conheceram o esforço, conheceram a perda e encontraram seu caminho para fora das profundezas. Essas pessoas têm uma apreciação, uma sensibilidade e uma compreensão da vida que as enche de compaixão, gentileza e uma profunda preocupação amorosa. Pessoas bonitas não acontecem por acaso…”

(Elisabeth Kubler-Ross)


Ando pensando muito no que nos constrói como pessoas. Cada um tem sua própria matéria-prima para se construir. O alicerce dessa obra nada mais é do que a história de cada um. 

Mas como explica, dois irmãos, por exemplo, que nasceram do mesmo pai/mãe, tiveram a mesma educação falha, a mesma infância sofrida, num ambiente hostil e violento, quando adultos, um supera e segue por um caminho bom e o outro vai ser bandido? A escolha de cada um… explicaria? 

O que faz a gente ser bonito? Bom, compassivo, respeitoso, tolerante? O que desencadeia uma auto estima no pé, uma falta de confiança em si próprio? Como podemos reverter uma personalidade descrente da vida, em uma superação com mudanças de valores, crenças, auto confiança, praticamente uma reforma de quem somos? É possível?

O querer né?

Hummmm… o querer.

O querer é fundamental numa reforma íntima. 

Possível é… mas temos que viver querendo. Di-a-ri-a-men-te. Lutar contra nossas más tendências. Recalcular rotas. Rever valores. Ver a quantas anda nossa fé, na vida e na gente mesmo… nas pessoas. Olhar de frente, olhar dentro, sem medo de ver coisas feias em nós mesmos. Porque sim, somos feios também! 

Ser gente é uma construção que não termina nunca. Às vezes saber disso dá até um desânimo… mas não há o que fazer. Até no nosso último suspiro estaremos nos transformando.

Eu não sou mais quem eu fui no mês passado. Nunca voltarei a ser. Talvez eu seja pior ou melhor, mas nunca mais igual. O que define? A escolha… sempre a escolha. 

Bonito ou feio (tô falando de alma, viu gente?), a responsabilidade é 100% nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário