segunda-feira, 4 de maio de 2009

Sopro de Luz











Click, Click, click... uaaaaau! óóóóóo! Nossaaaaaa!.... Foi isso que eu fiz e falei milhares de vezes nos 4 dias de viagem, onde tive o enooooorme prazer de conhecer Otawa, Montreal e Quebec! Êxtase. Tanta coisa linda pra fotografar... as cidades são charmosas, limpas, harmoniosas. Bem, mas quero contar minhas impressões de cada uma delas. Otawa é a capital do Canadá e, justamente por isso, a achei pequena, se comparada com Toronto. Em Otawa fica a sede do Parlamento, uma construção gigante e antiga. Maravilhosa! E eu dei tanta sorte, os quatro dias estavam belíssimos, e as fotos ficaram muito legais. Eu sei que ainda tenho muito o que aprender sobre fotografia, que melhorar meu olhar e aprimorar as técnincas, mas o fato é que eu sou muuuuuuito coruja com as minhas fotos, do jeitinho que elas são mesmo, com seus defeitinhos e tudo mais. Tirei muitas fotos do Parlamento... meus olhos ficaram êxtasiados. Foi muito emocionante. Ficamos apenas 3 horas em Otawa, porque na verdade o Parlamento é praticamente o único ponto turístico da cidade.

Seguimos viagem rumo a Montreal, no primeiro dia mesmo da excursão. Em Montreal eu pensei muito na Vivi!!! muuuuuito, viu Vivi!! Achei Montreal a CARA dela... Vivi estudou em Montreal no ano passado e foi quem me sugeriu escolher o Canadá pra estudar. Montreal é moderna, mas sem perder a essência e o charme da antiguidade. As casas em estilo Europeu são bem mais bonitas que as de Toronto. É uma cidade, vamos dizer... chique! Ainda mais que a primeira língua em Montreal é o francês, me senti em outro País. Nunca fui a Europa, mas pessoas da excursão que conhecem, disseram que é o mesmo clima e paisagem. Em Montreal aconteceu uma cena engraçadíssima. Eu e meus furos! Eu e a Luciana... ah! Deixa eu apresentar a Luciana! Luciana está passando um mês em Toronto e eu a conheci na escola. Ela é de Natal e digo de antemão que é um figura ÍMPAR. Engraçadíssima no jeito de falar, nas idéias e nos comentários... gente boa demais. Passei os dias com a impressão de que a conhecia ha muuuuuitos anos. Fizemos uma bela dupla de turistas! Então, mas voltando aos furos. Na excursão nós conseguimos praticar o inglês com outras pessoas de outros Países que também estavam viajando, mas eu entrei numas de quando não entendia, pra não perder a simpatia falava YES!! Um gozo, as vezes não tinha a menor idéia do que a pessoa estava falando e falava: YEEEEES! rsrsrsrs... Dai eu e a Luciana fomos almoçar num Restaurante francês em Montreal e na saída, o Gerente todo simpático nos levou até a porta, e me fez uma pergunta todo sorridente, que eu não entendi, mas prontamente respondi o famoso YEEEES, com um sorrisão... Tão simpática!!! E Luciana me cutucou: Ana, que Yes???!!! Ele perguntou se eu sou sua filha!!!! hahahahahah... é mole? Depois disso fiquei mais esperta e achei melhor trocar o Yes por: Sorry, can you speak slowly??? :)


Bem, depois de Montreal, fomos para Quebec. Uma pausa pra respirar.

MARAVILHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSA.

Nossa, fiquei absolutamente encantada por Quebec. Que cidade mais linda... as ruas, o comércio, as paisagens, as casas, os prédios, os monumentos... fantástica! Se eu tivesse a opção de escolher uma cidade para morar no Canadá, Quebec de longe seria e eleita!!!! A cidade transpira arte, romantismo, harmonia. Até agora estou na dúvida se é mais bonita durante o dia ou a noite, porque a iluminação da cidade é uma atração à parte. Exuberante. Passamos dois dias deliciosos em Quebec, visitamos o observatório, onde tem uma visão bem ampla da cidade, as ruinhas apertadinhas e lindas com as casinhas coloridinhas, levemente parecidas com as ruinhas de Olinda, no Brasil. Achei que Campos do Jordão lembra um bocadinho também Quebec... mas só um bocadinho! O bom é que tivemos Free time em Quebec, para cada um explorar a cidade a sua maneira. Eu e a "Arretada" da Lu saimos para fotografar, e quando a gente tava andando numa praça, onde fica um lindo castelo, na beira do rio, belíssimo, ouvimos o som de uma linda melodia, fomos procurando e encontramos um musico tocando saxofone. Nossa! Ficamos paradas mais ou menos uma hora ouvindo o musico tocar e observando as cenas que se desenrolavam ao seu redor. Cada cena! Muito romântico... um casal passeando com um bebêzinho no carrinho parou e iniciaram uma amorosa dança juntinhos, com maior carinho. E eu e a Luciana babando! Um pouco mais a frente outro casal namorava na maior paz do mundo, ao som do saxofone, num banquinho ao lado. Em outro banco uma família tomava sorvete. E em outro uma elegante senhora, já idosa, solitária... na minha imaginação, recordando algum amor importante em sua vida. Cenas simples e lindas... que me tocaram. Me emocionaram.

Aliás, o que mais me encantou nestas três cidades, foi a arte e a cultura que tem no ar. Em todos lugares que passamos tinham musicos se apresentando nas ruas, musicas de muita qualidade. Em outra ruinha apertadinha com lojinhas lindas e charmosos pub's, em Quebec, ouvimos na rua um muscio tocando Luiz Gonzaga no acordeón. Nossa, que emoção ouvir a música brasileira linda e de qualidade sendo reconhecida e apreciada numa cidade tão charmosa e aconchegante como Quebec, num País distante como o Canadá!!! Eu e a Lu ficamos de cara com a cena!

Este foi um passeio que valeu muito a pena. Adorei! Adorei! Adorei! Fez bem para minha alma, mas principalmente para os meus olhos!


Bem, mudando de assunto e aproveitando o gancho dos olhos, tenho uma novidade pra contar. Depois de trabalhar algumas vezes como faxineira (afe!!), consegui meu primeiro trabalho como fotógrafa (êêêêê!!!!!!!!!!!), vou fotografar um casamento. E o mais legal que eu achei é que a pessoa se interessou pelo meu trabalho através do meu FLICKR!!!! Óóó... Olha só a bolsa dourada soltando mais alguns desejos!! Tomara que ela se empolgue e libere outros e mais outros trabalhos como este!!! Tomaaaaara!

Tudo está valendo...








4 comentários:

  1. Gatinha, ri muito com vc dizendo sim sobre sua amiga ser sua filha, hauahuahaua, imagino sua carinha, só vc mesmo.
    E super fiquei feliz sobre seu primeiro trabalho como fotografa, não deixe de contar para nós depois.
    É assim, Deus nunca fecha as portas para pessoas como você.
    Tudo de bom ai Aninha!!!

    ResponderExcluir
  2. Anaaaa, que legal!!
    irá fotografar um casamento!!!
    quero ver as fotos... esse é o primeiro de muitos trabalhos!
    adoro seus textos.. são tão gostosos de ler!
    beijos
    adorei tudo!
    saudades

    ResponderExcluir
  3. Oi Querida!!! Qto tempo!!! Tava fazendo um teste, pq há dias tento postar algo e nunca dá certo...rsrsrsr

    To mto feliz por saber q tá fazendo o que tanto gosta: fotografar!!!! Parabéns!!! E que este seja apenas o primeiro de mtos e mtos trabalhos que ainsa surgirão. Fica com Deus. Bjo!!!

    ResponderExcluir