segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Lichia





Hoje no café da manhã eu me deliciei comendo as lichias que a Ângela querida trouxe ontem pra mim, de uma árvore linda lá da casa do Edu. Deliciosas! Fiquei fã da árvore (pé de lichia). Nunca tinha visto. Eu achava que era um pé pequeno que dava as frutinhas, como se fosse um pé de maracujá. E quando vi aquela árvore enooorme carregada de lichias, até suspirei! Que coisa linda de ver! O contraste do verde das folhas com o vermelho da fruta, fica uma belezura que só!



Aí hoje fiquei olhando pra fruta (viagem matinal! rsrsrs...), um vermeho tão lindo, dentro aquela "carninha" branca saborosa e... A SEMENTE! Quando fiquei analisando a semente me deu um "clic!!", vou plantá-la no meu quintal! Era uma semente grande e gordinha e me lembrei que quando conheci a árvore, a querida Tia Bel, mãe do Edu, tinha dito que as gordinhas que eram sementes boas pra plantar.



Aí fui eu plantar a semente, com toda esperança do mundo que ali realmente naça (credo, como que escreve naça... nasca, nassa? rsrsr...) uma árvore linda igual na casa da Tia Bel e que meus netinhos possam um dia se deliciar com as lichias que a vovó Ana plantou pensando neles! Hahah... que viagem! Plantei lá bonitinho e coloquei umas pedrinhas ao redor da cova, para que eu saiba onde tenho que regar. Agora é ter fé pra que dê tudo certo.



Nossa, eu acho que nunca plantei uma árvore. Plantei?... ah! realmente não estou lembrando. Acho que se tivesse plantado não teria esquecido. Que coisa, né? Aí fiquei pensando também que coisa louca que é o livre arbítrio na vida da gente. A gente pode ser tudo ou nada. O poder da escolha está conosco a cada minuto. Eu poderia ter jogado a semente no lixo e ela nunca brotaria (mas vai saber, né? De repente brotaria no Lixão e levaria um pouco de beleza praquele lugar feio) e aí eu, do nada, decidi plantá-la, dando a chance de, se tudo correr bem, ela crescer e se densenvolver. Quantas sementes de lichia, em forma de oportunidades, de sentimentos nobres, de chances de fazer o bem, de ser feliz, estamos jogando diariamente no lixo, né?



Às vezes as coisas só precisam de um empurrãozinho pra acontecer. Tudo depende da nossa escolha. De repente aparentemente uma escolha pequena, boba... mas que pode se tornar uma bela e frondosa árvore de lichia.



Muitos beijos e tenham todos uma ótima semana!

Um comentário:

  1. Gostei da análise... vai ver então que a felicidade passa pela escolha das sementes que plantamos e daquelas que jogamos no lixo. Vamos plantar as certas na nossa vida!

    ResponderExcluir