quarta-feira, 23 de maio de 2012

Entre cartuchos e insights






Tenho reservado algumas horinhas do meu dia pra ajudar na produção de cartuchos pra Festa de Santo Antonio, em benefício à Casa da Criança de Pedralva, que vai acontecer no feriado de junho (7 a 10). A Márcia teve a linda ideia de montar uma Oficina de Cartuchos pra resgatar esta tradição, ensaiando tristemente pra ser esquecida pelas futuras gerações. É lindo ver nos dias de Oficina o aprendizado passando das mãos experientes e talentosas da Tia Nilza, Dona Marinês, Tia Zuza, Lena do Zé Arnaldo, para algumas curiosas adolescentes e jovens quarentonas (queném eu!), como um pedacinho da história dos nossos antepassados, de tanta gente que já foi embora deste planeta... uma cultura que um dia foi tão rica e valorizada em tantas esquecidas barraquinhas, quermesses e festas de santos!

Em meio aos papéis crepons (e de seda) coloridos, colas e tesouras, encontramos harmonia, alegria e bem querer. As tardes na Oficina são terapêuticas. São mágicas. Como é gostoso cortar papel e não pensar em nada! Gente! Isso faz muito bem! Aí de repente você tá lá perdida no pensamento vago e escuta uma deliciosa gargalhada que te estimula a rir também, sem nem saber o motivo de tanta graça. Essa é a delícia da Oficina!

No primeiro dia com as "cartucheiras" eu vim com um papinho xôxo pra Marcia: "Eu fico só na fotografia Má, num tenho jeito pra essas coisas, tá bom?". Ah, tá bom então. Mas no segundo dia fui abduzida pelo colorido dos papéis e pela vontade incontrolável de experimentar! Olha que palavra linda: EXPERIMENTAR!!! Ah, não custa tentar, né? E quando comecei a cortar os papéis foi me dando uma leveza e uma vontade de não parar nunca mais! A concentração que a gente fica é praticamente uma higienização da mente. Nesse momento, os poucos pensamentos que temos, pelo menos no meu caso, foram insights de coisas da vida.

Quantas idéias pré concebidas, teimosias, preconceitos e falta de conhecimento de si próprio nos impedem de experimentar coisas novas nessa vida, num é mesmo? De onde eu tirei a ideia de que não tinha jeito "pra essas coisas"? Tem que ver como eu corto fininho e certinho os papéis que vão se transformar nos pomposos cartuchos! rsrsr...É claro que eu não me tornei uma sumidade no assunto do dia pra noite, e nem quero! Mas o que eu quero é estar aberta pras coisas que eu "penso" que eu não sou capaz de fazer, de criar, de tentar, de viver. Isso sim eu quero! Mais do que ajudar um bocadinho a Casa da Criança com a produção dos Cartuchos, essa Oficina tá mesmo é ajudando a gente a ajudar a si mesmo!

Coisa linda.

Beijos!

6 comentários:

  1. Ana...concordo em gênero, numero e grau com suas palavras!!!!!
    Minha mãe sempre falava:"o saber não ocupa lugar!"
    Eu achava que era só mais um jeito dela nos fazer trabalhar...que chatice...eu pensava!!!
    Mas hoje como dou valor em tudo que aprendi com ela, que nos fazia sentar ao seu lado sempre com algum trabalhinho nas mãos, nem que fosse um emaranhado de fios pra desembaraçar..hehehehe
    Sábia era minha mãe. Hoje uso tanto tudo que aprendi naquela época!!Bordado, costura,pintura,etc...E seu post me fez lembrar tanto dela.Querida...ela e você. Beijão

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Ana Cristina! Essa era uma das formas de dar amor aos filhos, né? Hoje a gente entende que é sinal de MUITO AMOR ensinar este tipo de coisas pros rebentos. Lindo o que vc escreveu, querida! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei contente de achar o seu blog. Deu até vontade devanear no meio dos cartuchos :)

    ResponderExcluir
  4. oi Ana!Meu nome é Rosalina,estudei com vc no primário.Acho que vc não deve se lembrar de mim.Quem me passou seu blog foi minha sobrinha Giovana,filha do "Chicão da maquina"!Olha eu gostei tanto dele que já passei pras minhas amigas pelo face!E elas gostaram muito(teve uma que até chorou com o texto do dia das Mães!Confesso que me emocionei tambem,pois perdi a minha mãe quando tinha 6 anos e ate hoje ela me faz muita falta..)!Me faz um favor:não deixa de escrever não tá!Tô amando!!um

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosalina! Claro que me lembro, imagina! Lembro que eu achava os seus cabelos loirinhos a coisa mais linda! rsrs...Grande prazer reencontrá-la, viu? Obrigado pelo carinho! Abração! Ana

    ResponderExcluir
  6. Aninha querida! "Fuçando" hoje pelo face, descobri o seu blog. E qual não foi minha surpresa quando "de prima" li o seu post sobre os cartuchos...Me lembro bem quando, nas festas de julho, lá em cima, durante os almoços de domingo, alguns cartuhos (cobiçadíssimos) eram leiloados...Rezava e torcia muito para que meu falecido pai arrematasse algum. E, quando isso acontecia, era uma festa, um presente muito especial...Hoje quando conto as minhas filhas elas acham engraçado. Ficam pedindo para ir a uma festa que tenha cartuchos de guloseimas e não entendem muito bem. Foi uma pena termos perdido a festa de Santo Antonio. Vou mostrar o seu post para elas e, quem sabe, nos arriscaremos a fazer alguns (adoramos trabalhos manuais e a Mariana é muito jeitosa). Bom o que eu quero dizer mesmo é que A-DO-REI o seu blog, o texto gostoso e o amor com que você escreve. Foi uma linda surpresa! Parabéns! Virei fã!!! Vou compartilhar e divulgar...Um grande beijo no seu coração. Darclée

    ResponderExcluir