quinta-feira, 18 de julho de 2019

As asas do céu e os likes invisíveis


Às vezes, na minha insanidade, penso que Deus deve ser um artista plástico um pouco frustrado. Ele faz cada pintura linda no céu, principalmente no outono e inverno, e meia dúzia de gatos pingados pára para admirar, contemplar e refletir em cima dessa arte. Eu nunca achei que a função da nuvem é restrita ao que a ciência aponta, eu acho que a nuvem é a tinta óleo desse pintor fantástico que é o nosso Papai do Céu. Mas não fica assim não Deus, eu te entendo! No mundo existem poucos observadores, pensadores, leitores, críticos e admiradores de pintura no céu... viagens e devaneios à parte, Deus não pinta para ganhar "likes". Estou viajando. 

O céu de Deus tem vida própria, tem auto-estima elevadíssima, não precisa que ninguém olhe para ele. Somos nós que precisamos da poesia do céu! Sem poesia vamos vivendo mecanicamente, um passo atrás do outro e o olhar cada vez mais voltado para o chão. Quando o olhar não está no chão está no celular. Que tempo louco que estamos vivendo! O celular e a internet estão enlouquecendo a gente! Já parou pra pensar? Meu Deus, esse bichinho causa uma ansiedade tão grande que as empresas responsáveis pelas redes sociais lançaram recentemente a ferramenta de esconder os marcadores de likes. Eles sabem que estão enlouquecendo e matando pessoas. Eles sabem! 

Eu não estou apontando dedos, estou falando de mim também, que já me sinto viciada nesse trem (Gente do Céu! Como é que pode?). E olha que eu sou da geração nascida quando a internet não existia! Graças a Deus! Imagina essa galerinha que já nasce com o celular na mão? Que perigo! Não devem nem saber que Deus pinta lindamente no céu! "Céu? O que é céu?" ... no dia que me dou conta do meu vício tenho vontade de abandonar todas as redes sociais, mas estamos tão amarrados nesse universo que não consigo sair simplesmente porque a minha vida profissional também está emaranhada nesse meio. Coisa louca, né? Eu chego a desejar às vezes (muitos vão querer me matar!) que desse um "bug" irreversível na internet e que a gente voltasse ao tempo do correio elegante, do telegrama, das cartas, dos telefonemas e dos encontros... nós éramos obrigados a sair de casa antigamente se quiséssemos encontrar os amigos! Nossa, como era gostoso e saudável isso! 

Aí fico pensando, porquê essa dependência, né? Aí olho para o céu, vejo uma asa de anjo, vejo uma pena, cabelos encaracolados, cachos moldados pelo vento... e descubro tristemente o quanto as pessoas estão carentes, solitárias, atravessando desertos sem uma mão sequer para guiá-las. A internet dá-nos a falsa sensação de companhia, de entrosamento e pertencimento. Sensação enganosa, bem enganosa! Internet não tem cheiro, não tem calor, não respira, não sorri. Estamos sendo manipulados, engolidos. O efeito colateral? Mundo cada vez mais solitário e entristecido, sem entender que a felicidade genuína dispensa qualquer tipo de like. 

Já as asas do céu, a natureza, o ar livre, o abraço apertado, o olhar atencioso, o ouvido interessado e tudo que corresponde à vida real, permitem um voo terapêutico e digno de nos tirar da beira do abismo.

Desenhos de Deus, nos salvem!






Nenhum comentário:

Postar um comentário