terça-feira, 16 de junho de 2009

Weekend Cultural!







Durante 10 dias, todos os anos, Toronto se abre por inteira com a proposta de espalhar as mais diversas manifestações culturais, pelos quatros cantos desta encantadora aldeia multicultural. Estou falando do LUMINATO - Festival de Artes e Criatividade de Toronto, que este ano cedeu um belo espaço para a música brasileira, com a participação de músicos talentossímos, no evento chamado: Brazilian Guitar Marathon, que aconteceu neste sábado, num parque no centro da cidade. O dia tava lindo, aquele céu azul super inspirador, dia propício pra respirar cultura e permitir-se vagar. Então, fui lá, sózinha, assistir a apresentação. Dei este presente aos meus ouvidos com a nossa música brasileira tão linda, com tanta gente boa, com tamanha sensibilidade que emociona de um jeito que dá orgulho na gente, de ser de onde a gente é.


Consegui um lugarzinho embaixo de uma árvore e ali fiquei, me deliciando, por quase 4 horas. Foram 4 apresentações: Luciana Souza, Celso Machado, Yamandú Costa e os irmãos Sérgio e Odair Assad, premiados com o Grammy Latino. MPB de raíz, música clássica, arranjos ousados. Tudo uma delícia de ouvir. Mas o mais gostoso era ver a gringaiada aplaudir de pé a NOSSA MÚSICA! Delicia de ver isso! Juro, eu ficava até arrepiada.


Mas sabe, fiquei aqui escarafunchando na minha cachola pra tentar lembrar, mas acho que este foi o único show que assisti na minha vida completamente sozinha. Por um lado foi gostoso. Mas por outro eu senti falta de uma pessoa. Queria alguém comigo ali naquele espetáculo, alguém que iria ficar tão emocionado como eu de ouvir coisas tão bonitas. Senti vontade de dividir essa emoção... mas pensando bem, eu dividi sim, dividi por pensamento, por energia.


Então, no domingo fui a outro espetáculo, desta vez foi a apresentação do Cique De Soleil - de grátis. Na verdade fiquei um pouco frustrada, porque como era ao ar livre e tinha muita gente, não consegui ver muito bem. Consegui poucas boas fotos. Mas o pouco que consegui assisitir, foi de tirar o chapéu! Nossa, numa próxima vez que tiver oportunidade (e dinheiro, né???) quero ir assistir com calma.


Toronto é assim. Não pára de surpreender.
Sinto que preciso me entregar mais pra essa cidade.
Me entregar mais pra essa oportunidade.


Me entregar.


Bolsa douraaaaaaada!

sábado, 13 de junho de 2009

Pedaços de mim




É muito estranho viver longe da Cibele e da Beatriz. Tem dias que eu me pego pensando, que, aqui em Toronto, sem elas, eu não me sinto eu. E aí sinto que esse eu, sem filhas, sem amigos, sem família, é tão desinteressante e sem graça. Cibele e Beatriz são uma vitória na minha vida. E aqui, sem elas, parece que eu nunca conquistei nada. É claro que estas são apenas sensações equisitas, momentâneas, que passam pela cabeça. Mas a vida sem elas é muito sem graça.
As vezes me pego pensando em o que elas realmente pensam sobre mim e sobre esse meu tempo distante. Coisas que eu nunca vou saber. Mas no meu íntimo eu torço muito, com todo coração, para que elas entendam porque eu estou aqui longe delas. Às vezes sinto que elas entendem. Mas as vezes eu as sinto distantes, um pouco boiando sem entender muito bem porque eu deixei um ótimo emprego, nossa vidinha tão organizadinha e tudo que parecia ir tão bem, em busca de um desafio tão dificil, num lugar tão longe. Como será que é isso dentro da cabeça e do coração, de duas meninas lindas, com 13 e 9 anos???!!!
Eu sei que elas são muito fortes pra aguentar. Me orgulho muito delas por isso, mas meu coração fica cheio de dúvidas. Eu quero muito que elas sejam mulheres fortes. Que sejam mais decididas do que eu. E que aprendam com meus erros. Mas não quero que elas sejam carentes... carentes de amor de mãe.
Como contei no último post, decidi ficar em Toronto até outubro. Daí pedi a ajuda do meu pai pra contar isso pra elas com jeitinho, porque eu queria que elas entendessem direitinho e não ficassem griladas. Mas quando conversei com a Bia e toquei no assunto, ela começou a chorar e eu me parti em 1000 pedaços. Como é difícil ouvir um filho chorar pelo skype, sem poder abraçar e beijar dizendo baixinho: calma, vai ficar tudo bem! E o meu pai, sempre lindo, amigo e atencioso, fazendo a minha vez lá do ladinho dela. Nossa, que difícil. Aí ela falou assim: mas eu sou muito nova pra ficar assim sem mãe!!!
Eu só pude responder que isso ela só vai entender daqui uns anos, quando a nossa vida estiver muito melhor por causa deste esforço que estamos passando, agora, de ficarmos longe. Tudo vai ficar bem. Eu sei que vai.
O que eu sinto por elas é algo muito maior do que elas possam imaginar.
Muito maior.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Trabalhos, sentimentos e decisões











Tenho tanta coisa pra contar que nem sei por onde começar... ando muito relapsa com o Blog. I'm sorry! Mas é que o "bicho" tá pegando por aqui e parece que meu dia voa e não dá mais tempo pra fazer tudo que eu fazia antes. Engraçado!



Começou a pipocar trabalho pra mim como fotógrafa. Essa semana fiz um aniversário de uma socialite e um casamento de uma russa. Coisa mais engraçada eu no meio de um monte de gente falando russo. Afe, se o inglês eu já não entendo direito, imagina o russo! rsrsrsr... Mas mais uma vez a linguagem gestual foi minha aliada. A noiva era russa, mas tanto ela como marido, falavam inglês. Eu estudei bastante o vocabulário fotográfico com N possibilidades, mas na hora do branco era o gesto mesmo... e não é que no fim deu tudo muito certo? Que bom!



Eu não tinha noção do tamanho da responsabilidade de ser contratada pra fotografar um evento. Nossa, quando estou fotografando chego a suar frio pensando no resultado final do trabalho. Na cerimônia de casamento é o que há de mais estressante, porque tem alguns momentos específicos que você não pode perder. Lê-se por perder: desfocar, dar crec na máquina, falhar o flash, etc... etc... etc... E essa ansiedade só passa quando eu chego em casa, descarrego as fotos e analiso o material. E nos últimos três trabalhos consegui respirar aliviada, tudo ficou bem. Ufa...


Maio foi um Mês muito estranho pra mim. Aconteceram muitas coisas legais, como conhecer a Jane, mãe da Kenia, conhecer mais um monte de lugares lindos em Toronto (cada lugar!!! Depois escrevo um post só sobre isso. Prometo!), trabalho aparecendo, o nascimento do Lucas, que trouxe aquela gostosa lembrança da Ci e Bia bebês... maaas, por outro lado, não fiquei bem comigo mesma. Fui muito mal na escola, fiquei insegura, com a auto estima baixíssima... super crise existencial. Chorei muitas vezes e digo que foi o mês mais difícil, desde que cheguei aqui. Foi quando senti mais solidão, mais incapacidade de assimiliar o inglês, mais desespero e medo de não aprender. Nossa, sofri um bocado. Me senti super peixe fóra dágua no meio da gurizada da escola, sem paciência, fechada pra burro... nossa, um clima muito ruim. Um mês pesado na escola e no coração. Me afastei do meu foco. Fiquei fora do ar. Sofri.


Eu sinto falta de escrever aqui. Escrever coloca as idéias no lugar. Acalma os sentimentos. Escrever é uma entrega, uma abertura. Um pedido de socorro. Uma declaração de amor. Muitas vezes em maio sentei pra escrever e as palavras não vieram. O vazio não permitiu

Junho chegou e foi preciso tomar decisões. Mudar o foco, ou melhor, retomar o foco. Respirar fundo pra mergulhar mais de cabeça, com mais fôlego, mais determinação. Eu me envolvi profundamente com a família da Kênia, com o nascimento do Lucas e com tudo que diz respeito a vida deles. Mas quando percebi eu estava vivendo a vida deles e não a minha. Tão complicado, fiquei tão dividida, porque eles são tão legais comigo, mas quando vi tava hiper acomodada, sem me esforçar pra praticar o inglês, pra conhecer gente, sem querer sair... Dai a consciência foi ficando tão pesada... e a luz de alerta acendeu. Então abri meu coração pros dois e acredito que eles entenderam. Galéra, vô nessa!!!!


Então gente. Aí a solução apareceu. Conheci duas japonesas super Queridas na escola e conversando, soube que estavam procurando um lugar pra morar e queriam dividir com outra pessoa. Daí falei com a Kenia e o Darren e eles toparam alugar o porão deles pra gente. Vamos nos mudar em julho. Nova etapa. Novo desafio.


Maio passou e tudo começou a clarear. Na escola turma nova, professor novo, novo ritmo. Aprendendo eu estou, mas preciso urgente perder o medo de falar. Tô bloqueada pra caramba. Mas vai dar tudo certo. Eu sei que a segurança vai vir. Vou precisar de mais tempo. Decidi ficar aqui até outubro. Por mais que a saudade da minha vida esteja muito grande, eu tenho que atingir meu objetivo. E prometo que não vou abrir mão desta meta.


Vou tentar escrever com mais frequencia. Preciso "desanuviar" deixando as palavras e os sentimentos fluirem... eu sei que assim eu vou pra frente.


E é pra lá que eu vou.


Eu e a bolsa dourada.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Sopro de Luz











Click, Click, click... uaaaaau! óóóóóo! Nossaaaaaa!.... Foi isso que eu fiz e falei milhares de vezes nos 4 dias de viagem, onde tive o enooooorme prazer de conhecer Otawa, Montreal e Quebec! Êxtase. Tanta coisa linda pra fotografar... as cidades são charmosas, limpas, harmoniosas. Bem, mas quero contar minhas impressões de cada uma delas. Otawa é a capital do Canadá e, justamente por isso, a achei pequena, se comparada com Toronto. Em Otawa fica a sede do Parlamento, uma construção gigante e antiga. Maravilhosa! E eu dei tanta sorte, os quatro dias estavam belíssimos, e as fotos ficaram muito legais. Eu sei que ainda tenho muito o que aprender sobre fotografia, que melhorar meu olhar e aprimorar as técnincas, mas o fato é que eu sou muuuuuuito coruja com as minhas fotos, do jeitinho que elas são mesmo, com seus defeitinhos e tudo mais. Tirei muitas fotos do Parlamento... meus olhos ficaram êxtasiados. Foi muito emocionante. Ficamos apenas 3 horas em Otawa, porque na verdade o Parlamento é praticamente o único ponto turístico da cidade.

Seguimos viagem rumo a Montreal, no primeiro dia mesmo da excursão. Em Montreal eu pensei muito na Vivi!!! muuuuuito, viu Vivi!! Achei Montreal a CARA dela... Vivi estudou em Montreal no ano passado e foi quem me sugeriu escolher o Canadá pra estudar. Montreal é moderna, mas sem perder a essência e o charme da antiguidade. As casas em estilo Europeu são bem mais bonitas que as de Toronto. É uma cidade, vamos dizer... chique! Ainda mais que a primeira língua em Montreal é o francês, me senti em outro País. Nunca fui a Europa, mas pessoas da excursão que conhecem, disseram que é o mesmo clima e paisagem. Em Montreal aconteceu uma cena engraçadíssima. Eu e meus furos! Eu e a Luciana... ah! Deixa eu apresentar a Luciana! Luciana está passando um mês em Toronto e eu a conheci na escola. Ela é de Natal e digo de antemão que é um figura ÍMPAR. Engraçadíssima no jeito de falar, nas idéias e nos comentários... gente boa demais. Passei os dias com a impressão de que a conhecia ha muuuuuitos anos. Fizemos uma bela dupla de turistas! Então, mas voltando aos furos. Na excursão nós conseguimos praticar o inglês com outras pessoas de outros Países que também estavam viajando, mas eu entrei numas de quando não entendia, pra não perder a simpatia falava YES!! Um gozo, as vezes não tinha a menor idéia do que a pessoa estava falando e falava: YEEEEES! rsrsrsrs... Dai eu e a Luciana fomos almoçar num Restaurante francês em Montreal e na saída, o Gerente todo simpático nos levou até a porta, e me fez uma pergunta todo sorridente, que eu não entendi, mas prontamente respondi o famoso YEEEES, com um sorrisão... Tão simpática!!! E Luciana me cutucou: Ana, que Yes???!!! Ele perguntou se eu sou sua filha!!!! hahahahahah... é mole? Depois disso fiquei mais esperta e achei melhor trocar o Yes por: Sorry, can you speak slowly??? :)


Bem, depois de Montreal, fomos para Quebec. Uma pausa pra respirar.

MARAVILHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSA.

Nossa, fiquei absolutamente encantada por Quebec. Que cidade mais linda... as ruas, o comércio, as paisagens, as casas, os prédios, os monumentos... fantástica! Se eu tivesse a opção de escolher uma cidade para morar no Canadá, Quebec de longe seria e eleita!!!! A cidade transpira arte, romantismo, harmonia. Até agora estou na dúvida se é mais bonita durante o dia ou a noite, porque a iluminação da cidade é uma atração à parte. Exuberante. Passamos dois dias deliciosos em Quebec, visitamos o observatório, onde tem uma visão bem ampla da cidade, as ruinhas apertadinhas e lindas com as casinhas coloridinhas, levemente parecidas com as ruinhas de Olinda, no Brasil. Achei que Campos do Jordão lembra um bocadinho também Quebec... mas só um bocadinho! O bom é que tivemos Free time em Quebec, para cada um explorar a cidade a sua maneira. Eu e a "Arretada" da Lu saimos para fotografar, e quando a gente tava andando numa praça, onde fica um lindo castelo, na beira do rio, belíssimo, ouvimos o som de uma linda melodia, fomos procurando e encontramos um musico tocando saxofone. Nossa! Ficamos paradas mais ou menos uma hora ouvindo o musico tocar e observando as cenas que se desenrolavam ao seu redor. Cada cena! Muito romântico... um casal passeando com um bebêzinho no carrinho parou e iniciaram uma amorosa dança juntinhos, com maior carinho. E eu e a Luciana babando! Um pouco mais a frente outro casal namorava na maior paz do mundo, ao som do saxofone, num banquinho ao lado. Em outro banco uma família tomava sorvete. E em outro uma elegante senhora, já idosa, solitária... na minha imaginação, recordando algum amor importante em sua vida. Cenas simples e lindas... que me tocaram. Me emocionaram.

Aliás, o que mais me encantou nestas três cidades, foi a arte e a cultura que tem no ar. Em todos lugares que passamos tinham musicos se apresentando nas ruas, musicas de muita qualidade. Em outra ruinha apertadinha com lojinhas lindas e charmosos pub's, em Quebec, ouvimos na rua um muscio tocando Luiz Gonzaga no acordeón. Nossa, que emoção ouvir a música brasileira linda e de qualidade sendo reconhecida e apreciada numa cidade tão charmosa e aconchegante como Quebec, num País distante como o Canadá!!! Eu e a Lu ficamos de cara com a cena!

Este foi um passeio que valeu muito a pena. Adorei! Adorei! Adorei! Fez bem para minha alma, mas principalmente para os meus olhos!


Bem, mudando de assunto e aproveitando o gancho dos olhos, tenho uma novidade pra contar. Depois de trabalhar algumas vezes como faxineira (afe!!), consegui meu primeiro trabalho como fotógrafa (êêêêê!!!!!!!!!!!), vou fotografar um casamento. E o mais legal que eu achei é que a pessoa se interessou pelo meu trabalho através do meu FLICKR!!!! Óóó... Olha só a bolsa dourada soltando mais alguns desejos!! Tomara que ela se empolgue e libere outros e mais outros trabalhos como este!!! Tomaaaaara!

Tudo está valendo...








quarta-feira, 22 de abril de 2009

Luz no fim do túnel... Eureca!!!!


Ai que felicidade! O inglês finalmente está entrando na minha cachola! Genteeeee... que sensação gostosa! Hahahahah... ai que alívio! Achei que as coisas não iam nunca começar a se encaixar!!!! Que delícia começar a ler os textos que o professor dá e ir entendendo!!! Ai que tudo!!! É claro que meu vocabulário ainda é limitadíssimo e tenho muuuuuita coisa pra descobrir e aprender... mas gente! Tem uma luz no fim do túnel! Graças a Deus!

Hoje tô passando só pra repartir isso com vocês! Já está quase na hora de ir dormir e eu passei a tarde, até agora, estudando deliciosamente. Sabe quando você estuda gostoso? Adorando? rsrsrsr... que engraçado!

Estou me sentindo tão bem! Tinha que contar isso...


Este fim de semana eu e a bolsa dourada vamos viajar! Vamos conhecer o circuito "French Canadá", que são as cidades canadenses onde a primeira lingua é o francês: Montreal, Quebec e Otawa. Prometo que conto tudo depois!
YOU CAN HAVE OR DO ANYTHING THAT YOU WANT.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Sobre neve, aniversário e amor!


Nos últimos 10 dias vivi experiências que me levaram a muitas reflexões. Do nada, no dia 7 de abril, depois de dias ensolarados, temperatura deliciosa (de 10 a 15 graus), amanheceu NEVANDO em Toronto, em plena primavera. Fiquei de cara!! Lá vai eu tirar do armário bota, cachecol, casaco, meia de lã, etc... etc... Tadinha da bicicleta azul, tinha me levado pra escola um dia só! Ficou estacionada em casa. Nossa, me surpreendi chateada com o frio. Fiquei de mau humor, com um sentimento ruim... me senti praticamente uma canadense, mau humarada no inverno! Lembra que eu contei que nos dias ensolarados, com temperaturas mais amenas, o astral da cidade muda completamente? Pois é... da mesma forma (negativa), para os dias friiiiios (gelados!!!). Aí depois que eu me toquei disso... comecei a analisar a vida da gente como é... quantos dias de neve surpreendentes acontecem na vida, né? Do nada nos deparamos com situações que alteram completamente a nossa rotina. Tá tudo bem, tudo sol e de repente neva! Cada um tem um jeito de lidar com este tipo de situação, né? Tem gente que lida bem com as situações inesperadas... Outras não! Daí percebi que eu não tava lidando muito bem, tanto com a mudança de temperatura, quanto com as pedrinhas no sapato da minha vida. Como o inglês!! Aaaaaaai, que exemplo, hein!!! Mas é verdade... percebi que enquanto eu ficar brigando com o inglês eu não vou aprender! Da mesma forma... se eu ficar de cara feia por causa do frio... isso só vai ser ruim pra mim, porque vai continuar frio do mesmo jeito!!!


Vamos mudar a mentalidade!

Vamos quebrar paradigmas!!!!


Então... semana passada foi meu aniversário! Longe das meninas, longe do Brasil, mas perto de mim mesma! Meu dia foi muito legal. A Cassia, minha colega brasileira arretada, organizou um almoço brasileiro (Brazillian's Food) e convidamos os colegas estrangeiros. Detalhe: quem cozinhou???? Advinha? Eeeeeeeu! Mas foi muito legal... ficamos juntos a tarde toda... brasileiros, árabes, chineses, japoneses, coreanos e mexicanos. Integração da missigenação. E todos se comunicando (tá certo que DAQUEEEELE jeito... com aquele inglês lindo, né?) Mas tudo bem!!! Valeu muito... obrigado viu Cassinha! Você é muito figura! A noite voltei pra casa e ainda fiquei de conversa com o Darren e a Kenia até duas horas da manhã... muito engraçado. Os dois no maior pé de guerra (no bom sentido, hein!!!) pra escolher o nome do neném... e eu no meio dando meus pitacos! rsrsrsr... engraçado demais! Mas é claro não chegaram ainda a nenhum acordo. Mas voltando ao meu aniversário, antes de dormir fui dar uma espiada no orkut e nos e-mail's... nossa, aí pronto! Foi uma choradeira sem fim... tanta mensagem linda, tanta gente querida me mandando parabéns, desejando boa sorte... expressando o amor mais legal que pode haver, mais livre e completo! Fiquei muito emocionada e com saudades!!! Saudades múltiplas!!! E pensei que eu plantei sementes muito importantes na minha vida. Algumas delas não vingaram, mas outras cresceram tão bonitas e fortes, que mal posso acreditar! Isso é fantástico!!!! Um sentimento muito gostoso que tenho dentro de mim!


Então... outro assunto que me levou à profundas viagens interiores, foi a conversa sobre o amor que eu tive, em INGLÊS, com meu amigo árabe. Imagina isso! Só Deus sabe como trocamos idéias a este respeito... Mas o fato é que conversamos uma tarde inteira. Ele me contou que teve uma namorada por 5 anos e que eles tiveram que acabar porque a família dele não tinha o dote de 30 mil dólares para o casamento. Bom, pelo menos foi isso que eu entendi! rsrsrs... e dai ele resolveu rodar o mundo, uma pra esquecer a moça e outra porque parte da família dele foi assassinada nos conflitos que tem naquela região. Ele é mulçumano (é assim que escreve?) e não quer viver mais no seu País de origem. Na arábia o governo paga 2 mil dólares por mês para os jovens estudarem em outros países. Por isso ele veio. Um parênteses: aaaaai, imagina quando que isso vai acontecer no Brasil? Imagina que maravilha????. Voltando à história. Então ele veio pra Toronto e se apaixonou por uma colega de classe, no primeiro mês aqui... e pra ficar perto dela, apesar de falar inglês muito melhor que todos da classe, pediu ao professor pra repetir o nivel pra ficar mais perto da menina, que não tinha conseguido passar para o segundo nivel... ai ai ai e sabe o que aconteceu???? Como ele repetiu o nivel o governo cortou a verba dele! Ele vai ter que ir embora pra Arábia ou para outro País. Não vai mais poder ficar aqui. A menina chamou ele pra ir pro País dela, já que ele não quer voltar pra Arábia por causa dos infinitos problemas. Mas meu Deus, ir pra um lugar onde ele não conhece a língua (um pouco absurdo, né? Mas ele sabe disso!!!)... e ele passou a tarde me contando sobre esta agonia, a duvida se vai ou não, essas coisas. Detalhe, ele está apaixonado, mas não tem certeza se ela está também. Eles estão muito amigos e não ficaram nem juntos ainda! E ele quer casar com ela!!!! Que história... e eu gastei maior tempão pra falar pra ele ter calma, que é uma decisão que tem que ser muito bem pensada... essas coisas! Mas não sabia como! Nossa, que dificil. Ele tava sofrendo, eu queria ajudar mas nao sabia quais as palavras certas em inglês, pra dizer naquela hora. A que eu mais falei foi: Don't Worry... mas queria concluir a frase dizendo, vai ficar tudo bem, e não consegui. Mas sabe que ele entendeu tudo perfeitamente? Eu acho engraçado ele ter confiado em mim, me contar isso tudo. De repente passo confiança por ser mais velha, né? I don't know!


Ah o amor... o amor e suas facetas. As vezes faz a gente fazer tanta besteira. Eu vejo isso tudo como uma expectadora, e fico pensando: nossa, eles são tão novos e ainda tem tanta água pra passar por debaixo da ponte!!!! Agora, no presente, pra ele isso tudo é gigante, o sentimento ganha proporções inimagináveis, mas depois tudo vai passar e um dia não vai significar mais quase nada! Eu vivi coisas tão difíceis e fortes na minha vida... e hoje tá tudo tão lá trás... esquecido! Ou adormecido, não sei exatamente! rsrsrsrs...


Não sei o que vai acontecer com meu amigo árabe. Não sei o que vai acontecer comigo. Não sei se vai nevar de novo. Não sei se a bolsa dourada vai me ajudar a quebrar taaaaaantos e taaaantos paradigmas que tenho dentro de mim, para serem rompidos.


Mas eu acredito que sim. Que vai dar tudo certo. Pra todo mundo!

domingo, 29 de março de 2009

Aninha e sua bicicleta azul!




Ana e o Mar

O Teatro Mágico
Composição: Fernando Anitelli

Veio de manhã molhar os pés na primeira onda.
Abriu os braços devagar e se entregou ao vento.
O sol veio avisar que de noite ele seria a lua,
Pra poder iluminar Ana, o céu e o mar
Sol e vento, dia de casamento
Vento e sol, luz apagada no farol
Sol e chuva, casamento de viúva
Chuva e sol, casamento de espanhol

Ana aproveitava os carinhos do mundo
Os quatro elementos de tudo
Deitada diante do mar
Que apaixonado entregava as conchas mais belas

Tesouros de barcos e velas
Que o tempo não deixou voltar
Onde já se viu o mar apaixonado por uma menina?
Quem já conseguiu dominar o amor?

Por que é que o mar não se apaixona por uma lagoa?
Porque a gente nunca sabe de quem vai gostar?
Ana e o mar... mar e Ana
Histórias que nos contam na cama

Antes da gente dormir
Ana e o mar... mar e Ana
Todo sopro que apaga uma chama
Reacende o que for pra ficar

Quando Ana entra n'água
O sorriso do mar drugada se estende pro resto do mundo
Abençoando ondas cada vez mais altas
Barcos com suas rotas e as conchas que vem avisar

Desse novo amor... Ana e o mar

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Ana e a bicicleta!!!

Comprei uma bicicleta! Uma bicicleta azul. Ótima sugestão da Kenia, para economizar a grana do metrô e para conhecer a cidade com mais profundidade, que eu não pensei duas vezes para acatar. A partir do dia primeiro de abril (juro que não é mentira!), minha bike blue (ou seria blue bike? rsrsrsr) será meu meio de transporte em Toronto. Ontem tive o prazer de experimentá-la pela primeira vez. Estava um dia liiiiiiindo, 12 deliciosos graus! Praticamente verão (exagero)! Nossa, pude experimentar a deliciosa sensação de liberdade, aquele gostinho de infância... o ventinho gostoso no rosto. Gosto de descobertas! Ou redescobertas! Eu não andava de bicicleta desde que era criança!

Adorei!

Aqui em Toronto quando começa a esquentar, as bicicletas começam a pipocar nas ruas. Uma graça! E as pessoas andam felizes. As roupas vão ficando mais claras, os dias mais bonitos, a vida mais leve. Os casacos, cachecóis e botas abandonados e os bares abrem suas portas e janelas, e colocam pra fora as mesinhas e cadeiras. Ontem eu, a Kenia e o Darren fomos andando até o Lago Ontario (lindooo!!), que é um dos principais pontos turisticos daqui (que quero explorar com mais calma, outro dia, com a minha bike blue). Dai comecei a observar uma cidade despertando, as pessoas limpando a frente de suas casas, que, depois que a neve derrete, fica uma sujeira sem tamanho. Feio de ver! Em outros lugares famílias interagindo nos jardins de suas casas. Nas praças crianças brincando, jovens andando de skate e os lindinhos esquilos pra todos os lados... nossa! Como são bonitinhos e muitos! Fiquei impressionada.

Visiveis sinais da Primavera!

Hoje choveu, daqui uns dias as flores aparecem e tudo muda. Nova estação. Novo momento. Sexta-feira passada tive minha primeira entrevista de emprego. Para servir yogurt e sorvete num quiósque, dentro de uma galeria. Me enrolei com o inglês... afe! Sem chance. Mas foi legal como experiência. Fico aqui, as vezes, pensando o quanto é injusto e complicado para a vida da gente, essa coisa de cada País ter uma língua. Pôxa... que injusto eu não poder mostrar meus talentos e trabalhar com aquilo que eu tenho aptidão, porque não domino o inglês! Mas não adianta viajar... é assim e pronto. E a minha realidade é que estou a procura de um sub-emprego! Seja lá ele qual for, eu vou encarar.

Mas estou feliz com a Primavera. Com as mudanças e com as novidades. Agora eu estou triplamente poderosa, tenho uma bolsa dourada, um caderninho de anotações e uma bicicleta azul!