quarta-feira, 18 de março de 2009

A primeira despedida



"...E assim chegar e partir...São só dois lados da mesma viagem. O trem que chega é o mesmo trem da partida... A hora do encontro é também, despedida. A plataforma dessa estação é a vida desse meu lugar... é a vida!!!!!...".

Chegou ao fim o tempo da minha harmoniosa convivência com Mr. Rocco e Dona Chiarina. Este fim de semana me mudei de casa. A Kênia e o Darren me chamaram para morar com eles, por um preço bem mais em conta, e, como estudante vive duro e tem que se virar para economizar, achei a idéia ótima (além, claro, deu ter o privilégio de poder estar mais tempo perto dos dois, que são pessoas incríveis e queridas!). Eles moram no centro de Toronto e pra mim vai ficar muito mais fácil. Mas senti um certo pesar, inexplicável, por deixar os italianos. Uns dois dias antes de vir, eu já comecei a ficar "xororô". Eu revelei as fotos que tirei deles, da casa, dos netos, montei uma álbum, que ficou muito legal, e os presentiei. Eles adoraram! Ficaram emocionados. Não imaginei que fosse ter tanto significado pra eles! No album incluí várias fotos que tirei num domingo de manhã da Dona Chiarina fazendo massa caseira de macarrão, e o Mr. Rocco a ajudando, enfileirando numa mesa enorme os tubinhos longos de macarrão. Uma cena linda! Aí eles viram e disseram que aquelas fotos vão ficar para a posteridade, para os filhos, netos, gerações futuras. Que delícia! Delícia poder sentir que conseguimos construir uma relação de respeito, carinho e amizade, que eu faço questão de preservar, daqui pra frente. Eles já me convidaram para passar o domingo de páscoa com eles... me sinto praticamente da família! rsrsrsr...

No meu último dia com os italianos, acordei já com um nó na garganta sem tamanho. Tomei meu último breakfast com eles, mas não foi como os outros dias. Estávamos mais quietos, acho que tristes, né? Acredito que eles também estavam sentindo a minha saída. Aí subi e comecei a arrumar minhas coisas. Terminei, tomei um banho e desci para me despedir. Já desci chorando. Abracei Dona Chiarina e ela chorou também. Aquele, sem dúvida, foi um abraço de mãe e filha! Uma energia de amizade muito saudável, sabe? Nossa, que pena que eu ainda não estou dominando o inglês para poder dizer o quanto foi especial pra mim ter estado com eles e o quanto eu sou grata pelo carinho e atenção deles. Então o agradecimento ficou só com o : Thank you, very much! Mas no meu olhar eles entenderam. Tenho certeza.

Mr. Rocco me levou até a estação de metrô, e a partir daí lágrimas e mais lágrimas rolaram pelo meu rosto. O metrô vazio e eu chorando copiosamente, e é claro, tudo isso com trilha sonora... rsrsrs! (Um parênteses: eu acho que o MP3 é um ser vivo! É incrível, as musicas que ele escolhe para tocar são perfeitas para as cenas que tenho vivido aqui!!!! Inacreditável!!! Puta cara sensível!). Fiquei um tempo com a cabeça abaixada em cima da minha mala, chorando. Quando levantei pra respirar e tentar parar, vi que tinha um senhor me olhando com carinha de piedade. Me vi nele, que, com certeza, deve ter feito um filminho na cabeça dele, igualzinho eu faço nas minhas diárias viagens musicalizadas. Eu pude até imaginar a imaginação dele: "Ah coitada! Com todas estas malas deve ter sido abandonada pelo marido e vai procurar abrigo na casa dos pais (aí ele já imagina a cena da última discussão, ela implorando mais uma chance e ele dizendo que não a ama mais, que já está, inclusive, com outra pessoa)... ou quem sabe, está indo embora do País e deixando para tras um grande amor "...(Quem me dera!!!! rsrsrsr...). Mistura de sensações. naquele momento de desabafo senti um vazio muito grande, uma saudade da Cibele e da Bia, de toda família, dos amigos... do meu trabalho no Brasil, tão querido, que deixei pra trás. Senti solidão.

O vagão, depois de toda choradeira de 20 minutos, parou na estação College. Eu desci, com toda dificuldade com as malas e sacolas (um tormento...), e uma alma boa me ajudou carregando uma mala pela escada, que dá acesso à rua. Sempre tem gente boa nesse mundo, né? Fui andando bem devagarinho pra casa da Kenia, e as sensações foram se transformando... o dia estava lindo, uma brisa gostosa, calorzinho gostoso (10 graus! Ai que delícia!)... entendi que ali encerrou-se um ciclo e estava começando outro... e fiquei pensando nos encontros e despedidas que vivemos por toda a existência, em quantas pessoas que vamos conhecendo, amando, e deixando pela vida... Esta semana outro estudante estará no meu lugar na casa dos italianos, e assim... sucessivamente.

Mas o que ficou de bom é sentir que, da mesma forma que foi maravilhoso pra mim conhecê-los, pra eles também foi. E mais um trechinho da música linda "Encontros e Despedidas" do Milton, descreve muitíssimo bem meu sentimento: "Coisa que gosto é poder partir sem ter planos. Melhor ainda é poder voltar quando quero...".

E assim, em tão pouco tempo, eu e a bolsa dourada estamos em outro lugar, com outras pessoas, para novos e incríveis desafios!

6 comentários:

  1. Ana, pode ter certeza que as palavras foram completamente dispensáveis nesta despedida. Nada diz mais do que um abraço e um olhar verdadeiros. E o mais louco, Ana, é perceber como uma vida passa em pouquíssimo tempo. As coisas acontecem muito rapidamente! Força amiga!!! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai querida!!!! Fiquei aqui imaginando sua carinha de cachorro que caiu da mudança. De qualquer forma, tenho certeza de que as palavras foram desnecessárias diante de tamanha emoção. E que venha essa nova fase!!! Tô aqui na torcida, viu? Bjos e fica com Deus.
    Ahhhhhhhhh...e quero puxar sua orelha pq dessa vez demorou mto a escrever...olhava todos os dias pra ver se tinha algo :(

    ResponderExcluir
  3. Querida, mundo te espera. Não chore pelas despedidas, mas sorria perante as novas aventuras. Se a primeira foi assim tão legal, as outras também trarão um belo aprendizado.
    Beijos do Frick da Leticia e da Isabel.

    ResponderExcluir
  4. Amiga, tinha feito todo um comentario ak, mas apagou... putz... Mas vamos la novamente... eu chorei lendo o q vc escreveu e senti todo o no na garganta e estou com ele ate agora. E vc tb e foda, pq citou essa musica linda q ouvi muito quando me mudei de Minas pra Roo. Toda despedida e dolorida... Vc nao lembra como fiquei quando sai da sua casa aquele dia? Chorei tanto q achei q ia passar mal... me emociono de lembrar daquela cena... do sentimento de perda, de deixar uma vida pra tras e comecar outra num pais distante... Mas o q nos conforta e saber q estamos sempre sendo amparados pelo nosso Pai Maior, q sempre coloca pessoas maravilhosas na nossa vida. Pode ter certeza q vc marcou a vida deste casal assim como eles marcaram a sua. E isso e q e divino! Poder ver e sentir q o amor e universal! Deus te proteja nesse novo ciclo, viu? Amem!
    Te amo muitao e nao vejo a hora de poder te dar um abraco beeeem apertado.
    Se cuida... bjs e muita luz!

    ResponderExcluir
  5. Oiiii
    Eu fiquei aqui imaginando vc no metro, e lembrando dos momentos em que passamos juntos, passou um livro na minha cabeça.
    Saudades de vc.
    E ve se não demora pra escrever, todo dia venho aqui olhar e não tem nada.
    Beijos.
    Vc mora no meu coração.

    ResponderExcluir
  6. Que texto lindo aninha...vc é linda...quase chorei tb...minha vida tb tá assim...só despedidas....mas, vamos que vamos...te amo...

    ResponderExcluir