segunda-feira, 2 de março de 2009

A biblioteca


Hoje tive uma experiência incrível em Toronto, passei a tarde estudando numa biblioteca pública. Mas não é "uma" biblioteca... é A BIBLIOTECA! O prédio é maravilhoso, tem cinco andares, uma arquitetetura arrojada com todos os espaços interligados, dando uma amplitude fantástica para quem visualiza o local. E o mais legal que eu observei é o número de frequentadores da biblioteca... gente, é muito grande, podem acreditar, e o espaço fica TODO TOMADO! É gente pra burro! Aqui é muito interessante, as pessoas lêem em todos os lugares, nas praças, no metrô, nos pontos de ônibus, nos cafés, nos pub's... sempre encontro pessoas entretidas com seus livros, nos mais diversos lugares. São nessas horas que percebo a imensa distância entre a cultura de países menos desenvolvidos, como o Brasil, para os países que realmente levam a sério a educação. Em toooooodos os bairros de Toronto tem uma biblioteca, não tão grandes como esta que fui, mas com muitas obras importantes e necessárias.


Aqui as pessoas sentem um grande prazer em viver ampliando os conhecimentos. Já é um hábito para eles, desde a infância! Olha que coisa linda! Não sei se a energia de quem se concentra pra estudar se expande, mas o fato é que meu estudo na biblioteca rendeu muuuuuuito hoje a tarde. Porque sabe o que tava acontecendo? Na semana passada eu saia da escola e vinha direto pra casa. Chegava aqui umas 2h30 / 3h... e fazia o que? hein, hein, hein? Te dou uma chance!!! Ia pra internet procurar a Bia com a Ci, escrever no blog, ler noticias do Brasil, responder e-mail, etc.. etc.. etc... e estudar que é bom, só um bocadinho! E não posso perder o meu foco, né? Eu estou aqui com um grande propósito e não posso sair da linha! Então acredito que ir pra biblioteca depois da escola vai funcionar muito bem e vou adotar daqui pra frente este método. Então gente, possivelmente vou escrever menos no blog. Mas vou escrever sempre que der, porque é muito gostoso estar aqui escrevendo. Parece que estou conversando frente a frente com todo mundo e assim não me sinto sozinha.
Ahhh, e por falar em todo mundo, vai aqui um recadinho especial pra Mara Show e pra Dani Bananinha, amigas queridas dos bons tempos de Rondonópolis, que reclamaram porque eu não escrevi o nome delas no post onde contei do primeiro dia descobrindo a cidade. Gente Querida, meu coração não tem fronteiras, não tem limite de espaço... se eu não escrevi não foi por mal de jeito nenhum... é que vou escrevendo no embalo, sem ficar corrigindo, pra não perder a linha de raciocínio... só por isso! Não esqueço de vocês duas nunca, imagina! E é claro que eu queria muito que vocês estivessem aqui junto comigo vendo e vivendo nesta cidade linda e moderna! Tá bom??? Vocês não são menos importantes do que as pessoas que citei no post. Eu amo todo mundo! Amor livre de amigo!!!


Hoje eu ia contar do ski no fim de semana, mas a biblioteca foi tão forte no meu dia, que o ski perdeu a importância. Mas quem ficar muito curioso pra saber é só dar uma olhadinha no orkut, que as fotografias contarão, por si, as histórias!


Vou jogar dentro da bolsa dourada, também o desejo de adquirir muito conhecimento na minha vida! E realizar o improvável.

2 comentários:

  1. Ana, pode ter certeza que bolsa dourada vai ficar pequena para o tanto de conhecimento que vc vai adquirir!!! ;-)))

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Um hino `a liberdade...
    "Para as pessoas que inventaram as suas próprias leis quando sabem ter razão; para as que têm um prazer especial em fazer coisas bem feitas, nem que seja só para elas; para as que sabem que a vida é algo mais do que aquilo que os olhos vêem..."
    Amiga, o Fernao marcou a minha vida e me lembrei desse trecho da contra-capa do livro q sempre achei lindo. E queria deixar ak pra vc... pois temos o Fernao dentro de nos!
    Voe o mais alto q vc puder!!!
    Bj enorme,
    Karina.

    ResponderExcluir