segunda-feira, 24 de junho de 2019

Amizade / Juventude


Já escrevi muitos posts no blog devaneando sobre amizade. Esse assunto para mim é inesgotável, tamanha a relevância que ocupa na minha existência (e no meu coração!). A maior bênção que eu carrego é ter feito e deixado ótimos amigos por onde passei e sempre me encanta que tempo e distância nunca conseguiram acabar com o carinho e a sintonia que construí com algumas pessoas. Construção é a palavra exata para definir uma amizade que se torna eterna, quando eu precisei você estava lá, quando você precisou eu te abracei e falei com carinho: "Estou aqui e não sairei do seu lado!", nos divertimos juntos, fizemos coisas erradas, dançamos, bebemos e traçamos planos, ousamos sonhar e planejar um futuro maluco, nos apoiamos, puxamos a orelha um do outro e brigamos, inúmeras vezes... amizade é uma construção que sobrevive quando existe uma base forte. A gente nunca esquece quem um dia nos amparou, não é mesmo? 

Esse fim de semana tive a alegria imensa de reencontrar em Belo Horizonte uma amiga desse "naipe": a Daniela Brandão. As amizades bem construídas nos presenteiam com a deliciosa sensação de que nunca saímos do lado daquela pessoa e foi exatamente assim que me senti em cada minuto com a Dani. Falamos sem parar, demos risada, colocamos anos de vida em dia e curtimos muito estar juntas, porque a gente sabe e sente quando é recíproco, né? A amizade das antigas tem também um poder único de devolver pra gente um pouco da juventude perdida, o amigo é capaz de fazer a gente se lembrar de atitudes e histórias esquecidas pelo tempo, a gente se recorda quem foi e quem nunca deixou de ser. A Dani é aquela amiga que faz você acreditar que não importa o que esteja acontecendo, que tudo vai dar certo. É uma amiga que ouve, uma amiga que sente. 

Voltei pra casa pensando na amizade e na juventude, essas duas "coisas" tão preciosas que trazem VIDA pros dias da gente. Pensei no quanto é necessário e vital fazermos manutenção temporária nas duas. A gente PRECISA se reencontrar, a gente PRECISA se divertir, rir, falar, estar junto e continuar tendo a certeza que pode contar com aquela pessoa. A gente precisa SENTIR que a vida tem graça. A vida é uma coisa estranha, a rotina, o excesso de responsabilidades e os problemas inúmeros do dia-a-dia nos afastam de quem somos de verdade, dos amigos, de quem gostamos de ser. A "vida de gente grande" nos engole e nos massacra se a gente deixar. Será que eu estou viajando? É só eu que sinto isso ou você também sente? Talvez seja uma viagem, mas é o que eu sinto.

E pensar que a gente sempre deixa tudo pra depois... "Ah, eu falo com ela outro dia!", "Ah, não vou, estou cansada", "quero muito te ver mas estou sem dinheiro para viajar"... e seguimos cegos imersos na certeza da eternidade. A gente deixa para depois, mas depois pode acontecer tanta coisa, não é mesmo? Eu estou apontando dedo mas tem outros quatro aqui viradinhos para mim, sou a mais acomodada e que acredita que um contato, uma visita, um encontro pode esperar. Não pode esperar. Quem perde de ver e estar com uma pessoa querida e importante na nossa vida é a gente mesmo, porque esses encontros deliciosos, como o da Dani, nos renovam, nos energizam e nos fazem ser muito, muito, muito, muuuuuuuuito gratos por tudo que construímos juntos. 

Encontre, beije, abrace, fale mais do que a boca.
Seja o presente para alguém e viva o presente que Deus te deu. 
Não tem preço. 

Com amor para você Dani!
Com amor para todos os amigos preciosos (carapuças servirão), espalhados por esse Brasilzão e além,  que tenho a honra de ter aqui, bem coladinhos à minha alma!

Gratidão por todos.





3 comentários:

  1. Ana sua linda, ou será que é: Ana, minha linda amiga.... A amizade é uma via de mão dupla e vc só faz amigos lindos, porque é uma amiga linda. Vou fazer de tudo pra seguir os conselhos ao pé da letra. Amo vc!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que sincero Ana. Fiquei aqui pensando em tantos amigos lindos que se encaixam exatamente nas suas palavras.Obrigada lindeza❤

    ResponderExcluir
  3. Aninha minha querida amiga, voce se foi e eu fiquei aqui lembrando que cada passo nosso no Inhotim era uma emoção, alegria, amor, saudades, nostalgia, risada, lembrança... e assim foi...tagarelando...quem mesmo estava tocando???? kkkk quais galerias mesmo voce visitou??? é Ana vc vai ter que voltar para irmos de novo....desta vez só deu Aninha X Dani, quem falou mais não sei, só que que AMEI......voce é ser de luz e puro amor...te amo amiga!!!

    ResponderExcluir