terça-feira, 4 de junho de 2019

Roupas no varal


Eu amo estender roupas no varal. Gosto excêntrico, né? Amo a ponto de ficar brava quando alguém resolve fazer uma gentileza ao passar pela máquina de lavar no momento exato em que ela faz o barulhinho, apontando que terminou o "serviço", e toma a iniciativa de pendurá-las pra mim. Amo a ponto de inúmeras vezes acompanhar a centrifugação ao lado da máquina para não deixar ninguém tirar de mim esse prazer. Como diz o velho ditado: "cada louco com a sua mania", não é mesmo? 

Estender roupas pra mim é um ritual, gosto de esticá-las bem certinho, bonitinhas, todas bem retinhas! Ai que felicidade um varal organizado! Gosto mais ainda quando o sol está forte, imponente, voltado diretamente para as roupas úmidas. Quando venta então e elas começam a dançar, ahhhh! O prazer se multiplica! Quando posso fico tempos observando o meu varal. O varal me ajuda a pensar, analisar a vida. Detestei as vezes que morei em apartamentos com as áreas de serviço minúsculas que mal batiam sol. Não adianta, quem nasce pra sol e quintal nunca se acostuma a viver em "caixinhas". Quer dizer, acostumar até se acostuma, mas nunca será o objeto de desejo da alma! 

Eu acho que as roupas no varal me remetem a pensar no efeito do tempo nas nossas vidas, sei lá! Quando o sol está bom elas secam rapidinho, mas em dias de chuva consecutivos é um "Deus nos acuda", não é mesmo? Na emergência até o lado de trás da geladeira entra na dança pra ajudar a secar mais rápido... quantas e quantas vezes na vida a gente também não se utiliza de recursos para acelerar o tempo, acelerar uma solução de um problema, forçar a barra de uma pessoa que não te responde numa rede social e tantas e tantas situações adversas... mas olha, roupa que não seca direito tem cheiro ruim, vale a pena forçar a secagem? Acelerar o tempo das coisas também cheira mal! É o famoso "meter os pés pelas mãos". Tudo tem um tempo certo, acho que é por isso que eu gosto de olhar meu varal e ver que as roupas estão lá bonitinhas a caminho de um ótimo resultado do tempo, sem interferências externas. Deixe, deixe! Deixe que elas secam!

As roupas que custam a secar tem muito a ensinar, a falha no planejamento (por que não lavou mais cedo?), a necessidade de paciência (calma, já já seca!), a abertura para novas possibilidades (esquece a roupa molhada, espia no guarda-roupa quantas oportunidades?) e a entrega (ok, você venceu roupa molhada querida, seque aí à vontade, no seu tempo), viu? O varal é uma completa terapia!  

A minha maior recompensa é a hora da conclusão do processo: tirar do varal as roupas secas e cheirosas, ajeitá-las carinhosamente e guardá-las em suas moradias. Sensação de dever cumprido, sensação de compreender como a vida funciona, sensação boa de entender que não adianta forçar nada nessa vida porque o que tem que ser, secagem rápida ou dias seguidos no varal, vão sempre fazer parte do nosso ciclo de crescimento, de aprendizagem... e isso o lado de trás da geladeira nunca poderá fazer por nós. 

A secagem forçada é só um paliativo.
Secar de verdade é o que faz crescer.
E viva o vento, o sol e o tempo!

8 comentários:

  1. Pois é!!! Nada como uma secagem ao sol...
    Vamos esperar!!!

    ResponderExcluir
  2. Ana querida, aprendi muito com esta roupa no varal.Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Vou comentar por aqui, para eternizar o tanto que eu curto seus textos, suas reflexões, seu jeito de falar com a gente... Nunca pensei que pudesse haver tanta poesia num varal, mas você me fez perceber que há sim. Beijooooosss!! P.S.: o pior é que sou incorrígivel e já vou fazer a gracinha do dia: mas tem que pegar o ferro e passar essas roupas, não???? Mas aí eu sei que você vai responder "passar pra quê? Deixa fluir" - e estará certa. hehehee

    ResponderExcluir
  4. Menina iluminada... Amo suas palavras...

    ResponderExcluir
  5. Eu me identifiquei tanto com o seu varal todo organizado, que estou rindo aqui, pois faço a mesma coisa. Adoro pendurar as roupas, esticá-las bem, para não precisar passá-las depois. E, após terminada a tarefa, ver o varal todo organizado, dá uma sensação muito boa. E no final da tarde ensolarada, é só recolhê-las, dobrá-las e guardá-las em seus devidos lugares. Sensação de "dever" cumprido.

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Eu e minha filha temos a mesma mania. Gostamos de pendurar por tipo de roupas, cores, fazendo um degradê. Se uma peça destoa, tiramos tudo e recolocamos de maneira harmoniosa. Ficamos horas olhando o sol brilhar sobre elas ou ver como o vento faz elas balançarem... Não há como expressar o imenso prazer que há nisso, é super relaxante... Esse é um dos motivos que não consigo me ver morando em apartamento. 🥰🥰🥰

    ResponderExcluir